I CONGRESSO CIDADES HISTÓRICAS DO PARANÁ
Amanhã, dia 07/08 (sexta-feira), às 14h, será realizado por videoconferência, o I Congresso Técnico das Cidades Históricas do Paraná, que abordará como tema principal o projeto recentemente aprovado na Assembleia Legislativa do Estado.,
A lei, que teve como propositor o Deputado Rubens Recalcatti, autoriza os municípios inclusos no roteiro a definir o traçado da rota, implementar sinalização específica, além de mapear e divulgar os locais de visitação e serviços existentes em cada região, como monumentos, atrativos naturais, hospedagens, restaurantes, bicicletários e unidades de saúde. Além disso, as cidades também poderão disponibilizar essas informações por meio de sites, aplicativos, mapas e cartilhas.
“O evento será um marco na história de nosso estado, uma vez que ao reconhecer a importância do roteiro proposto, a Assembleia Legislativa traz à luz a um tema de grande relevância, que passa pela própria identidade paranaense”, disse Márcio Assad, coordenador geral do evento e idealizador do programa Cidades Históricas do Paraná.
O turismólogo Herik do Prado, responsável pela agência ION Turismo de Curitiba, que tem como foco os destinos e atrativos turísticos do estado, vê o projeto como uma grande oportunidade para a retomada do turismo no Paraná e será mais uma opção de roteiro para o trade oferecer aos seus clientes.
“Eu costumo dizer que o Paraná tem um “lado B” no turismo que precisa ser valorizado e descoberto pelos paranaenses e esse projeto coloca as cidades históricas no “lado A” do turismo no estado e será a grande estrela na retomada do setor no período pós-pandemia. Estimulará a economia e incentivará a preservação da história e cultura, revelando aos paranaenses e nossos visitantes, além das suas origens, as belezas naturais do estado. Basta as agências, operadoras e empresários do setor de turismo aderirem a ideia.”, disse Herik.
Das 15 cidades integradas no circuito, a ION Turismo já fez roteiros levando grupos de turistas em 10 delas, comprovando que há demanda e público para esses municípios e que agora terão potencial ainda maior para atrair visitantes.
Fazem parte do Circuito Turístico Cidades Históricas do Paraná: Antonina; Campo do Tenente; Carambeí; Castro; Curitiba; Lapa; Morretes; Palmeira; Paranaguá; Ponta Grossa; Porto Amazonas; Jaguariaíva; Piraquara; Quatro Barras e Rio Negro.
Outro tema que será abordado na conferência será sobre a lei que tornou obrigatório a disciplina de História do Paraná no ensino fundamental e médio na rede estadual de educação. Essa lei fará 20 anos em 2021 e até hoje não foi cumprida em sua integralidade e se posta em prática, objetiva a formação de cidadãos conscientes da identidade, potencial e valorização do nosso Estado.
CAMINHOS DO IMPERADOR
Resultado de sua pesquisa de conclusão de curso de Turismo, Herik do Prado da ION Turismo idealizou a criação de um roteiro turístico baseado na visita de D. Pedro II e sua comitiva imperial ao Paraná, no ano de 1880.
Esteve presencialmente em cada um dos municípios antes de elaborar o projeto e fez praticamente um inventário dos lugares existentes em que a comitiva imperial esteve, bem como propôs criação de roteiro e de produtos referentes ao tema real.
Recentemente, tomou conhecimento do projeto Cidades Históricas do Paraná, idealizado por Márcio Assad, e percebeu que sua pesquisa poderia agregar a esse propósito .
Apresentada a proposta, Márcio viu a possibilidade de tirar do papel a ideia e implementá-la inicialmente na cidade da Lapa. O município possui todas as condições, ambiente e estrutura para a efetivação do roteiro e envolverá muita história, cultura e gastronomia, além de experiências de forma lúdicas sobre o tema. Das 15 cidades do Circuito Cidades Históricas, 9 delas tiveram a visita imperial e a Lapa está sendo pioneira no lançamento desse produto turístico inédito no estado.
“Almejo que esse resgate histórico contribua para o fomento da economia local, com a possibilidade da criação de produtos e serviços ligados ao tema imperial e que some forças com o Projeto das Cidades Históricas. Fico na expectativa que as outras cidades que tiveram a visita real também tenham interesse em implementar esse roteiro e seja mais um produto para as cidades oferecerem aos seus visitantes.”, disse Herik.
Quando o roteiro for oficialmente lançado, em parceria com a Tropeiro Urbano da Lapa e seguindo todos os protocolos de segurança, a ION Turismo convidará a todos para passearem conosco e terem “UM DIA DE REI.”
TROPEADA TURÍSTICA
Mais uma novidade se dará no I Congresso Técnico das Cidades Históricas do Paraná.
Será o lançamento de um produto turístico baseado no caminho das tropas, acessível àqueles que queiram viver a mesma emoção que os tropeiros viveram, relembrando as antigas tropeadas, que mudaram o mapa do Brasil, anexando todo o Sul ao território brasileiro.
Os idealizadores do projeto são Gláucio Nascimento (também conhecido como Tropeiro do ABC) e Márcio Assad, tropeirista e também idealizador do Projeto Caminho das Tropas.
A ION Turismo estará atenta a essa novidade, conhecerá detalhes e buscará agregar mais essa opção de passeio para nossos clientes, amigos e turistas quando a “normalidade” voltar.
INFORMAÇÕES
O I Congresso Técnico das Cidades Históricas do Paraná será nesta sexta-feira, dia 07/08, com início às 14h, através de videoconferência. Para participar, é só solicitar o link pelo (41) 99986-1011, dizendo seu nome, cidade e ocupação.
*Textos base e imagem: https://turismoculturaviagens.blogspot.com e site ALEP.